terça-feira, novembro 06, 2007

Curiosidades


Citando "Peide pois é melhor perder um amigo que uma tripa", por Dr. Emir Efraim.

1) Os peixes peidam?

"De acordo com ictiologistas da University of Guam, flatulência em peixes por si nunca foi estudada, apesar de que houve pessoas que investigaram a digestão em peixes. Eles acham que apesar dos peixes terem ambientes intestinais alcalinos, como os nossos, peixes que comem corais devem ter conteúdos intestinais ácidos. O ácido serve para dissolver o material esquelético do coral, que é feito de carbonato de cálcio, tipo Tums. Um produto da reação entre ácido e carbonato de cálcio é dióxido de carbono, que é gasoso. Então, pela lógica, peixes que comem coral devem peidar muito. Os outros peixes provavelmente também peidam, pelas mesmas razões por que nós peidamos. Além disso, provavelmente o ar não poderia ir para a bexiga natatória ao invés da abertura anal. Mesmo naqueles peixes que têm a bexiga conectada ao trato digestivo, que não são todos, essa bexiga está conectada mais próximo à boca, e esses peixes enchem a bexiga com ar engolido na superfície, então provavelmente o ar do sistema digestivo tem outro fim."

E, mais recentemente:

"Pesquisadores da Universidade de British Columbia, em Vancouver - Canadá, estão aventando a possibilidade de que a "ventosidade emitida pelo ânus" (segundo o Aurelio), vulgarmente conhecida por "peido", dos peixes pode ser uma forma de comunicação entre eles."

Explicação mais simples, by Senhor Veterinário a elaborar relatório de estágio: Se alguém te perguntar "Os peixes peidam-se?", a resposta é "Claro! Se não se peidassem porque é que o aquário era aberto em cima?!"

2) As tartarugas peidam?

"Sim, tartarugas peidam, e os peidos cheiram incrivelmente mal, assim como peidos de cobras. Na verdade você pode identificar a presença de um réptil pelo cheiro do seu peido antes mesmo de vê-lo."

3) Que tipo de animal tem a maior taxa de flatulência?

"
A humilde térmita. Por causa de sua dieta e processos digestivos (com mais assistência microbiana do que o normal), elas produzem tanto metano quanto uma indústria humana. Peidos de térmitas levam o crédito de serem grandes contribuidores para o aquecimento global. Além disso, ultimamente também tem-se culpado os ruminantes por isso, pelos mesmos motivos."

Para além de tudo isto, estudos inovadores nesta área mostraram que conter um peido pode matar...Cuidado!

Para mais informações consultar o artigo "A química do peido", disponível no seguinte site: http://pt.muestrarios.org/b/a-quimica-do-peido.html.

2 comentários:

Sirius disse...

ah, entao a culpa é das térmitas.
putas.

Lette disse...

Só uma pergunta...
Em que parte do estudo exaustivo dedicado à semana intercalar é que enquadras a "ventosidade emitida pelo ânus"?