quinta-feira, novembro 09, 2006

Porque as "pérolas" podem ser úteis...

Domina ou cala. Não te percas, dando
Aquilo que não tens.
Que vale o César que serias? Goza
Bastar-te o pouco que és.
Melhor te acolhe a vil choupana dada
Que o palácio devido.


Estás só. Ninguém o sabe. Cala e finge.
Mas finge sem fingimento.
Nada 'speres que em ti já não exista,
Cada um consigo é triste.
Tens sol se há sol, ramos se ramos buscas,
Sorte se a sorte é dada.


Nada fica de nada. Nada somos.
Um pouco ao sol e ao ar nos atrasamos
Da irrespirável treva que nos pese
Da humilde terra imposta,
Cadáveres adiados que procriam.
Leis feitas, estátuas vistas, odes findas —
Tudo tem cova sua. Se nós, carnes
A que um íntimo sol dá sangue, temos
Poente, por que não elas?
Somos contos contando contos, nada.

Ricardo Reis

7 comentários:

Sirius disse...

eu antes vinha ao blog e ria me um bocado. ag venho ao blog e deprimo ainda mais. andamos todas emparvadas ou ke?
mandem piadas. =(

lila disse...

eu pus uma coisa com piada...mas ninguem achou engraçado...sou uma infeliiiz!

Carla disse...

Por amor de Deus!
De facto, depois de ler comentários desses, não me restam grandes dúvidas em afirmar que andam "todas emparvadas".
E passo a explicar:
a) Nenhum membro do blog tem especialização em animação social, aspira ser palhaço ou foi-lhe incutida a tarefa de animar os restantantes infelizes, quando estes nada de interessante têm para fazer (i.e., 24 horas por dia). Estou por aqui desde o início e não me lembro de tentarmos criar um Gato Fedorento. Aliás, não me lembro de tentarmos criar coisa alguma. Demos nome a um blog e começamos a escrever. Só isso.
b) O grau relativo de "engracibilidade" de um post não se mede pela quantidade de "loool"s lidos nos comentários, mas pelo facto de alguém se dispôr a comentar. Até porque normalmente aquilo que tem piada, tende a ser tão vazio de conteúdo, que pouco ou nada há a dizer sobre isso.
c) Por último, tenho a dizer que Ricardo Reis é o antídoto para qualquer depressão. Trata-se da filososia de vida mais limpa, praticável e realista que conheço. Quando não há ilusões, não há espaço para depressões. Leiam com atenção e deixem-se de lamechiches.
Já não há paciência!

Nuno Liça Pinto disse...

Bem, se isto é assim dp de uma semanita de exames (:PPPPpppPPPPPP) imagino dp da época a sério :)

"Quando não há ilusões, não há espaço pra depressoes".. Ricardo Reis não "manda" essa doutrina. Não quer passar que é bom não ter ilusões para não ter desilusões, com a possibilidade de alegria quando algo (tudo) inesperado e positivo acontece. Ele diz que, aconteça o que acontecer, não vale a pena.. simplesmente não tem valor. É mais compatível com depressão não valorizar nem esperar nada, aceitando pois que nada do que possa ser ganho valha a pena, do que sistematicamente procurar o melhor em tudo e ficar triste por não ser suficiente. Isto é cura para depressões? Arre :)

O que vale é que acabaram os mini-exames :)

PS: não me estou a candidatar a inimigo, atenção :) falei agora pk realmente nunca há muito a dizer sobre uma piada :)

Sirius disse...

lette, n me leves tao a serio por favor. mas tens de concordar k isto anda muito dark.

Carla disse...

A inércia física e mental em que me encontro (em grande parte devida à maratona de horas de sono a que me sujeitei) não me permite discutir seja o que fôr, mantendo um raciocínio lógico e coerente, mesmo trantando-se de um assunto tão subjectivo e irreal (e por isso mesmo tão do meu agrado) como é a filosofia que se prende na poesia.
Como tal, e porque os tópicos já deram provas de alarmarem as almas mais distraídas, deixo aqui uns quantos pontos que espero serem levados em conta.
1) Não levo ninguém a sério, simplesmente porque não gosto de ser levada a sério.
2) A contínua preocupação de alguém que se auto-denomina Sirius (para quem, tal como eu, não sabe, trata-se de uma estrela) começa a causar-me comichão. Ora, já toda a gente sabe que pontualmente uso a assinatura "Lette" para dizer tudo aquilo que me pareça ser passível de irritar alguém. Depois, limito-me a visitar periodicamente o blog e rir-me um bocado com as reacções. Só isso. Não detenho qualquer propósito elevado ou objectivo maior que chatear a mioleira a quem por estas bandas passa.
3) Quanto à "darkidade" do blog não tenho nada a opôr, mas continuo sem perceber o que posso ter a ver com isso. Afinal, quem é que escolheu o fundo?
4) Por último, lamento publicamente o facto de nuno liça pinto não se candidatar a nosso inimigo. Melhor que um inimigo certo, só um inimigo com certezas.

Comité de Organização disse...

Eu tenho uma depressão na cabeça.
Quem quiser pode pôr a mão.
Eu deixo.
E gosto.
Da depressão, e que me ponham lá a mão.
Na cabeça.
Fica do lado direito, a meia altura.
Mais a altura do que a meia.