quarta-feira, julho 18, 2007

Da época de exames - parte VI

Hoje venho falar sobre uma cadeira mítica que toma pelo nome de "Nutrição Animal". Esta cadeira consta do currículo do curso de medicina veterinária desde o seu início, tendo sido desde sempre reconhecida pela sua utilidade e pelo nível de aprendizagem proporcionado aos alunos. De louvar também o senhor professor que rege a cadeira, pelo dom da palavra e pelo bem falar e comportamento exemplar, quer no horário lectivo, quer fora deste. Quanto à matéria leccionada nas aulas, pode dizer-se que abrange todo e qualquer tema que possa ter relevo para os estudantes. Assim, nas aulas teóricas, leccionadas num anfiteatro repleto de alunos, onde muitas vezes seria impossível entrar mais única mosca que fosse, o professor transmite conhecimentos tão importantes como, por exemplo, a melhor forma de se apagar um quadro. Já falando nas aulas práticas, é de referir com muito orgulho as maravilhosas instalações que o regente conseguiu, com muito trabalho, adquirir do directivo. Os aparelhos utilizados pelos alunos são da mais avançada tecnologia, estando constantemente a ser actualizados. O conhecimento gentilmente oferecido pelo docente é também, neste tipo de aulas, da maior abrangência, tendo sido ensinado, entre outras coisas, como alimentar porcos e porcas com lâmpadas; geografia mundial; a estrutura óssea das mulheres africanas; como dizer bócio em inglês; como partir um condensador com uma pipeta; como provar ração dos mais variados animais para posterior identificação; os acidentes geográficos dos nosso arquipélagos, etc. De louvar também o esforço realizado pela docência no que toca a formas de ensino complementares, exteriores ao horário das aulas. O esforço realizado foi de tal modo grandioso, que nunca se verificaram problemas de sobreposição de horários. As visitas de estudo realizadas são do máximo interesse e organização, e estão perfeitamente adaptadas à capacidade intelectual dos alunos. Considero assim importante referir aquela visita considerada pela maioria dos estudantes como a mais proveitosa que, visto ter sido a primeira a ser realizada, motivou toda população estudantil. Estou obviamente a referir-me à visita realizada ao "Parque Biológico de Gaia". Aqui, foi possível observar animais no seu habitat "natural", bem como alimentá-los. Nesta visita, o grupo pôde ainda trocar impressões com outros estudantes que passeavam pelo parque, o que foi extremamente enriquecedor, dado que eram meninos de 5 anos, que estavam com as educadoras a ver "a bicharada". (Não pretendo, de qualquer modo, ferir a susceptibilidade do nosso estimado docente ao compará-lo a uma educadora de infância, mas sim enaltecer a sua grandiosidade em termos académicos.)
Gostava ainda de vos falar da clareza e objectividade demonstrada nos exames realizados, bem como o controle a que os estudantes foram sujeitos, de forma a que a avaliação fosse inequívoca. Em termos de correcção de exames o docente é da maior justiça e igualdade entre alunos (o que também foi demonstrado noutras alturas).
Queria ainda deixar aqui uma pequena palavra de apreço à assistente da cadeira pois, embora tenha prejudicado os alunos (e também própria faculdade) pela sua
má conduta
rudez
falta de coerência
insanidade mental
atrasos
não disponibilização de material
idade avançada
.
.
.
(teria de ocupar todo o espaço do blog para referir todas as críticas que alguém um dia fez à "professora velhinha")


Fim da "ode" a nutrição


P.S. Só para acrescentar uma pequena palavra de apreço ao chapéu de pescador, ao casaco para todos os tipos de temperatura e, obviamente, ao megafone.

2 comentários:

sufia disse...

é NU, É NU, É NUTRIÇAO
É PO BOJAO É PO BOJAO...

pulguinha disse...

E continuando...

"Papa a papa,papa a papa, nutrição, nutrição"...la la la, la la la...e o resto vcs sabem!(acredito aliás, piamente, que enquanto estão a ler isto, já cantam o resto comigo...)