segunda-feira, janeiro 29, 2007

Protesto contra os protestos

Sou contra qualquer tipo de protesto. Não por ter um sentido prático extremamente apurado e resolver-me a agir sempre que algo não é de minha concordância, em vez de ficar a ladrar para o alto e impotentemente ver a caravana passar, mas porque me irrita a insipiciência e presunção contidas no não-acto de "querer ter algo a dizer e ser ouvido", isto é, no protesto.
É possível que esta minha indignação contra os protestos se prenda com o facto de não compreender a sua utilidade.
Vejamos um exemplo: a STCP, iluminada por inspiração de proveniência duvidosa, resolve alterar os trajectos dos transportes de eleição de reformados e gunas - os autocarros. A onda de incómodo já está gerada, ainda nem se conheciam as mudanças. Manifestações nos Aliados, zumbidos diários nos ouvidos dos motoristas, ataques selváticos aos mal fadados veículos. Resultado: violentas enxaquecas nos traunsentes que circulam/moram/trabalham na zona da Avenida, motoristas afectados pelo stress pós-laboral e integridade dos veículos visivelmente afectada. Como é óbvio, nada foi alterado na nova rede dos transportes.
Isto a propósito das frequentes acusações referentes à nossa utilidade/disponibilidade para fazer alguma coisa útil. Não que isso seja completamente infundamentado. Não. O que me faz confusão é que pessoas tão atarefadas, produtivas e criativas, tenham a disponibilidade para ler o nosso blog e deixar comentários tão sugestivos quanto eloquentes.
Lembra-me quando ando trajada e de manhã me cruzo com respeitáveis senhores laborosamente sentados a ver quem passa, que fazem questão de me cumprimentar com um "Vai trabalhar Vadia!". Horas depois, sigo pelo mesmo caminho, no sentido contrário, e lá estão eles, já um pouco exaustos do seu árduo ofício, mas ainda com folêgo para repetir o cumprimento em forma de despedida.
Se gostam do que aqui lêem, os meus pesâmes. Se não gostam, não leiam. Se gostam de ler para não gostar do que lêem, são parvos.
Tenho dito.

2 comentários:

Pulguinha disse...

Caras amiguinhas, a gloriosa Rua Sésamo prestou-nos uma homenagem (mm antes de nós existirmos, claro está!): aconselho vivamente que vão ao sitio, onde todos nos sabemos e vejam o porquê de defendermos esta nobre classe!
http://www.youtube.com/watch?v=44-eTs4qU54&mode=related&search=

MUUUUUUUUUUUUUUUU

Pulguinha disse...

Ah, só mais um protestozinho a fazer: já que os senhores do blogger se lebraram de mudar isto, (re)promovam-me ali à lateral...é mais prático.
Tenho dito.