domingo, maio 27, 2007

Sobre a palavra

"Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda a sociedade humana." (Michel de Montaigne)

Não tenciono aqui falar da importância das palavras como forma de pensamento.
Deixo a filosofia para quem sabe e a prepotência para quem pode.
Mas não posso deixar passar em branco algo tão grave, como o actual cenário da chamada "blogosfera".

Nos seus primórdios, a criação de um blog era tida como algo solene e apenas os experts da área da comunicação se subjugavam a tal atrevimento. Postar num blog era equivalente a escrever uma crónica num jornal ou revista, sendo que a responsabilidade da exposição pública era sempre tida em conta, cortando-se nos excessos e na parvoeira.

Com a banalização do conceito de blog (e agora contra mim falo) surgiram blogs com um carisma muito mais pessoal e libertino, que em muito pouco diferem dum Hi5, tornando-se a "blogosfera" num expositor de vidas privadas a par de um reservatório de "diarreias mentais".

Quanto a este ponto não tenho muito a protestar. Já dizia o grande senhor Voltaire "não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até à morte o vosso direito a dizê-lo".

O que de facto me confunde e entristece, é ver a bela língua de Camões diaria e permanentemente violada.
Teoricamente, usamos a linguagem como uma verbalização do pensamento. E o pensamento não é mais que uma projecção da linguagem. Ora, falamos português, pensamos português. É isso, e apenas isso, que nos faz portugueses.
Tal como um inglês não compreende o significado de saudade, não temos nós a obrigação de compreender k's e w's e outras atrocidades que uma nova geração decidiu introduzir na nossa escrita, construíndo uma elaborada salsada, que algum iluminado incluíu nos tão polémicos "níveis de escrita".

Tanto quanto sei, só é preciso premir uma tecla para escrever cada letra, o blog não cobra ao caracter, nem premeia a rapidez de escrita. Como tal, faço um apelo: despredicem mais 10 minutos por post e deixem-se de abreviaturas imperceptíveis, de palavras kapadas e wioladas e de anglo-calinadas. Reaprendam a escrever.

Quando à pontuação, deixo ao critério de cada um. Afinal, o Saramago sempre ganhou um nobel...

5 comentários:

supreme_chaos disse...

Não posso descrever o quanto apreciei as tuas palavras... Achei um post deveras interessante...
Agora a sério...deixa o pessoal exprimir-se como bem lhe apetecer!interessa é k a mensagem passe...se não dessemos lugar para formas mais rápidas de escrever ainda estávamos para aqui a falar o português do séc. XVIII...e a reclamar que era 'prohibido' fazer mil e uma coisas...
Há que dar lugar à evolução e à selecção natural (=tirar o que não interessa)... Darwin foi um visionário...;)

Vóvó disse...

Minha querida, concordo completamente contigo... Se Camões fosse vivo, de certeza que morria de desgosto!!!
E não é uma questão de continuar a escrever o português do século XVIII, como é do conhecimento comum, houve uma evolução natural, porém podemos constatar que os nossos jovens já são maus em português, com essa linguagem "estranha" ainda estão piores.
E não, não basta que a mensagem passe, é necessário que passe correctamente!
E se tivermos de tirar o que não interessa, de certeza que não são pequenas letras... Como disse a Lette, não se paga ao caracter...
Escrevam em português de Portugal, orgulhem-se da vossa Língua.
Assim e sem mais de momento,
despeço-me de todas as "netas", com um beijo de saudade.

lila disse...

ke' ke tax prai a dixere oh cawla?

sufia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sufia disse...

fdx ó lette tas a xer mxmu xunga, qual é a tua oblá?agr o ppl n pod abrviar o k xcrv? corta mocas bolas...loool
estava a brincar.
tens razão os blogs nao cobram ao caracter mas as mensagens escritas sim, e depois como é sempre a teclar o pessoal nem pensa duas vezes. bota e bira!vem mais um k ou um x pelo meio.
eu chamaria-lhe reflexo condicionado, e na minha modesta opiniao teclado à frente=preguiça em escrever correctamente + abreviaturas (elevadas à quinta).
mas, parabens pelo post. :)