segunda-feira, agosto 28, 2006

Setembro e o origami

Setembro
do Lat. septembre, sétimo mês no calendário romano; nono mês do ano civil.s. m.,

Estudo
do Lat. studio, s.m., acto de estudar; aplicação do entendimento para saber e compreender; exame cuidado; esboço; ensaio; preparação; preocupação; afectação; sala onde se professam belas artes; (no pl. ) aulas; (no pl. ) curso escolar.
Setembro é um mês fofinho. Setembro costumava ser o meu mês preferido. Em setembro acaba o calor infernal, os emigrantes por todo o lado, as piscinas cheias de creme gorduroso de cor indefinida, as filas intermináveis nos supermercados... Em Setembro as folhas caem e fica tudo bonito e colorido. Em Setembro há simpáticos vendedores de castanhas duras e rançosas nas ruas. Era um mês poético. Puxava pelo que de melhor havia em nós.
Estudo (vulgo aplicação do entendimento para saber e compreender) parece uma coisa tão fofinha no dicionário. Como é que, juntando 2 coisas tão aparentemente positivas se obtém uma mistura diabólica, brutal e surreal que só nos leva ao desejo de comoeter o origami para atenuar o desespero e agonia que tudo isto causa?

Setembro era o meu mês preferido. E depois cheguei ao ICBAS.

1 comentário:

Carla disse...

Setembro era o mês da nulidade completa: sem sol, sem praia, sem festas de Verão, sem motivo para fazer coisa alguma.
Setembro passado a estudar não é necessariamente mau: há motivo para sair da cama, sair de casa, sair do estado de apatia atrofiante que o Outono induz. Há sempre um bom motivo para apanhar a ramada, seja um exame no dia a seguir, seja a depressão causada pelo exame do dia anterior.
Setembro tornou-se o mês de labuta anual, o mês do retorno, o mês da decisão.