terça-feira, setembro 05, 2006

Sobre Sísifo

Por motivos alheios à minha vontade e a pedido de várias famílias, não vou responder às perguntas finais do post. No entanto, não podia deixar passar a oportunidade de denunciar a mensagem oculta neste poema. Para começar, há que conhecer a história de Sísifo. "Os deuses condenaram Sísifo a incessantemente rolar uma rocha até ao topo de uma montanha, de onde a pedra cairia de volta devido ao seu próprio peso. Eles pensaram, com alguma razão, que não há punição mais terrível do que o trabalho inútil e sem esperança. Sísifo é o herói absurdo. Ele o é, tanto pelas suas paixões quanto pela sua tortura.
Seu desdém pelos deuses, seu ódio pela morte e sua paixão pela vida fizeram com que ele recebesse aquele inexprimível castigo no qual todo seu ser se esforça para executar absolutamente nada. Este é o preço que
deve ser pago pelas paixões neste mundo."
Ora, assim sendo, por mais bonito que seja o poema e por mais positiva que seja a sua mensagem não sei até que ponto se tirará alguma conclusão proveitosa de um mito que ilustra de forma tão decadente a existência humana.

1 comentário:

Sirius disse...

Ponto 1 - As perguntas estão ali para serem respondidas. Pode ter ido a pedido de várias famílias mas não foi da minha de certeza.

Ponto 2 - Eu acho que o nome do poema funciona como um contraste do que ele quer verdadeiramente transmitir. Tal como Sísifo tinha de recomeçar a sua tarefa, também o poema nos incita a recomeçar de novo. Mas, no entanto, diz para darmos os passos em liberdade, coisa que o sísifo não conhece. Sem angústias, nunca saciado, sempre a sonhar... Muito diferente do "recomeço" de sísifo. Por isso acho que a mensagem oculta não se aplica.