quarta-feira, setembro 20, 2006

Utilidades Parte III

* Esquece quem foste. Esquece o que querias ser. Esquece o que queres ser. Esquece o que não queres ser. Quando tentares esquecer o que és, já desapareceste.
* Ofende-te a ti próprio. Ofenderás os teus amigos. Ofenderás os teus inimigos. Ofenderás quem te ama e quem te odeia. No fim de tudo, sozinho e sem ninguém, todos resistirão a acreditar que te querias ofender.
* Dá tudo o que tens a quem amas. Ficarão felizes. Contarão contigo em qualquer situação. Nunca te agradecerão. Nunca perceberão que foi por amor. Nunca se darão ao trabalho de te tentar perceber. Nunca te perceberão. Quando já não quiseres amar mais, nada terás guardado para ti próprio.
* Esconde sempre os teus defeitos. Encobre-os com sorrisos e bom vontade. Capa o teu espírito para não magoar o dos outros. Mostra a todos o melhor de ti a todo o momento. Quando, inevitavelmente, um defeito escapar e se revelar em público, todos se decepcionarão contigo.
* Sofre a dor do amigo. Chora as suas mágoas. Dá-lhe a tua paz e a tua alegria. Esvazia-te para salvar uma alma da escuridão. Não te esqueças porém que também tens que sair do poço.

4 comentários:

lila disse...

incrivel quando alguem nos conhece tao bem e aponta tudo aquilo que nunca tivemos a coragem de apontar a nos mesmos... nao sei se assim sou, se assim deva ser... como alguem um dia me disse, preciso de criar defesas. parece que nao as tenho, aos olhos de alguns. quem sabe esses estarao certos ao ver em mim a "menininha" fragil. aos olhos de outros, que nao conseguem ver "para dentro", pareço inabalavel com o meu passo certo e apressado, o meu nariz empinado e o meu sorriso. essa é a defesa. nao funciona. faz-me nao funcionar. faz-me parecer "maluca e desiquilibrada". provavelmente serei mesmo assim, uma nodoa para alguns, uma parede para outros. peço desculpa pela crise de identidade e por estar a demonstra-la tao abertamente aqui. provavelmente nao sei quem sou, nem sequer quem quero ser.

Carla disse...

Vóvó obrigada pela dose vital de bom senso que pontualmente deixas por estas paragens.
Quanto a ti amiga, não creio que sejas mais "maluca e desiquilibrada" que qualquer pessoa dita "normal". Eu também comprei, vão já alguns anos, uma capa de arrogância e antipatia que faço questão de envergar diariamente. Isso não faz de nós "menininhas frágeis" mas sim gajas que já que viram a confiança depositada em estranhos transformada em arma de arremesso e não gostaram. Nada mais. Por trás de tudo o que quiseres ler neste post a mensagem é simples: não deixes que te deitem abaixo! E, se por um acaso, tropeçares e caíres, levante-te o mais rápido possível com o sorriso mais luminoso nos lábios, e todos acreditarão que és invencível.

Carla disse...

Ergo os braços ao céu, desesperado.
(Lama rasteira, nem ao menos posso
Ter a nobreza altiva dos penedos!
Em vez de lanças de granito, dedos
De carne e osso
Num leque de impotência!...)

Com a corda ao pescoço,
peço clemência
A quem, a que tirano?
A nenhum Deus que veja
Ou anteveja...
Peço clemência, só por ser humano.

Miguel Torga

Sirius disse...

A do esconder os defeitos está muito bem vista. Aparte disso acho que o resto não funciona lá muito bem..
Lila, cada um tem as suas defesas. Se acham que és maluca e desiquilibrada por agires como achas que está certo, então não tens de mudar-te, tens é de mudar de amigos..
n és nódoa nenhuma =p
Vozinha: ser teimosa que nem uma mula não é defeito nenhum hehe