terça-feira, junho 12, 2007

Das raízes - Parte I - O Primeiro ressabiado

Porque não começar pela história do primeiro ressabiado de que há registos (a quem as Bel'zebus devem o prefixo)?

(NOTA: este post não deve ser visto à Luz da polémica religiosa -peguei na história contada pela Igreja Católica porque é a mais comum e conhecida; também não o encarem como uma adoração satânica ou qualquer outra coisa no género- limito-me a narrar e comentar factos independentemente das significâncias religiosas da coisa; essas interessam pouco para o caso)

"Lúcifer, o Anjo Caído"

"Segundo a Bíblia, Deus não criou Lúcifer como um anjo mau. Pelo contrário, ele era uma criatura perfeita, inteligente, que tinha luz própria. Lúcifer era um dos príncipes do céu, o mais honrado dos anjos, e trabalhava como assistente direto de Deus. Entretanto, chegou um dia em que Lúcifer começou ter umas idéias sinistras...

Perfeito como era, Lúcifer orgulhou-se de seus atributos e começou a achar que suas idéias eram melhores que as de Deus! Depois de questionar a Lei divina, o anjo se encheu de inveja e recusou-se a glorificar o seu Criador, seduzindo um terço de seus companheiros com suas palavras enganadoras... Lúcifer queria ser Deus, e acreditou que ele próprio deveria governar o Universo. Uma batalha era inevitável.

Miguel e os anjos leais ao Senhor lutaram e derrotaram as hordas de Lúcifer, que recusou o perdão divino. Seus seguidores foram então expulsos do céu, sendo atirados para a terra. Lúcifer, identificado como o mentiroso, passou a ser conhecido como Satanás, o diabo, o grande dragão, o belzebu, a velha serpente, o anjo caído... E desde então vem causando toda a espécie de maldade contra os seres humanos, principalmente contra aqueles que não resistem às suas cruéis tentações... "

in Um Site Brasileiro

Portanto, um ressabiado que não conseguia admitir ficar em segundo lugar, que a dada altura pegou nas malinhas e foi espalhar as suas ideias para outro lado segundo as suas próprias regras.

3 comentários:

sufia disse...

uma observação (mera opnião pessoal):

Lúcifer nao passou de insatisfeito, e devido à sua inteligencia / ressabiamento colocou a questão :
" mas porque razão estou a laber as botas a este man, que no fim de contas sabe tanto quanto eu?"
impos a sua vontade cortou com o cordao que o unia ao seu pai... decisao acertada? nao sei provavelmente o Pai vai-lhe dizer:
eu avisei-te...
provavelmente esta historia do anjo caido, nao é mais que uma parábola que aborda a dinamica familiar de qualquer comum mortal:

o pai/ mae diz: faz o que te digo, eu sei do que estou a falar.
o filho/a responde: nao, vou fazer akilo que quero...
dp das duas uma: vez pai como eu tinha razao; ou entao: afinal pai tinhas razao...

talvez lucifer se tenha esquecido que o pai dele tem mais conhecimento e poder do que aparenta...

pulguinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pulguinha disse...

hum, noto aqui uma certa discriminação pelo pormenor do "site brasileiro" :P mas, mesmo, mesmo bom era um site brasileiro mascarado de alemão!...:p

Quanto à criatura do demo a que este post se refere, não arrisco escrever nada, não vá o indivíduo enfurecer-se e mandar a minha ligação prás urtigas!...

PS: Jöee, obrigada por estares sempre atenta as nossos erros!neste caso foi um ortográfico (daí ter removido o comentário anterior).Mil desculpas aos nossos caros leitores mas ignorância desta báca é eterna...