quinta-feira, junho 14, 2007

Das Raízes - Parte III - Os Imaculados Ressabiados

Antes de mais, tenho algumas ressalvas a fazer:
1. Nietzsche não aunciou a morte de Deus. Apenas constatou que este havia morrido.
2. Não encontrou o Anticristo (esse do Livro da Revelação). O Anticristo era ele, a ciência, a filologia, a medicina. O Anticristo de Nietzsche é não mais do que um anti-cristão, algo que se opõe ao Cristianismo.
3. Igualdade, humanitarismo e democracia são, quer queiramos quer não, anti-natura. Não é preciso ter a clarivência de S. João para se prever o futuro da humanidade. Com ou sem julgamento final, estamos condenados à auto-destruição. Como dizia Ortega y Gasset "quem, em nome da liberdade, renuncia a ser aquilo que devia ser, já se matou em vida: é um suicida em pé. A sua existência consistirá numa perpétua fuga da única realidade que era possível".

Mas já que se fala em ressabiados, não podia deixar de trazer para o debate, aqueles que, em minha opinião, merecem o pódio, não pelo brilhantismo das suas intervenções e acções, nem tão pouco pelos problemas de saúde que os afectaram, mas pelo resultado catastrófico das suas palavras, resultado esse que ainda hoje se faz sentir na cultura mundial.
Falo como não podia deixar de ser, dos Santos Apóstolos.
Apreciem...

“E tantos quantos vos não receberem, nem vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho contra eles. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância no dia do juízo para Sodoma e Gomorra, do que para os daquela cidade” (Marcos, 6:11).
“E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar” (Marcos, 9:42).
“E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga” (Marcos, 9:47-48).
“Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder” (Marcos 9:1).
"Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me" (Marcos, 8:34).
“Não julgueis, para que não sejais julgados ...com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós” (Mateus 7:1-2).
“Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?” (Mateus 5:46-47).
“Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:15).
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém violar o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (I Paulo aos coríntios, 3:16-17).
“Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?”. “Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?”... (I Paulo aos coríntios, 6:2).
“Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação... Não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que nada são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele” (I Paulo aos coríntios, 1:20).

Eis aqui os ensinamentos dos que vieram depois do Messias, esse que se sacrificou na cruz pela remissão dos pecados da humanidade, esse que pregou o amor ao próximo, a paz entre os povos, o perdão divino.

Não serão estes os verdadeiros anti-cristo? Os assumidos anti-homem? Os maiores ressabiados da História?

1 comentário:

sufia disse...

Minha ilustre biobaca:
venho por este meio mostrar o meu ligeiro descontentamento face às suas interpretações sobre o post publicado anteriormente ao seu.
Isto porque tudo nao passa de uma confusão meramente semântica.
Quando referir que o meu carissimo Nitcha anunciara a morte de Deus, nao queria de todo deixar transparecer que o pobre homem infectado com sifilis O tinha morto. Daí que penso ser despropositada a sua correcção. Para se anunciar algo primeiro terá de ser constatado...Nitcha constatou, no entanto nao seria tão ressabiado se nunca o tivesse anunciado atraves das suas publicações.
lanço outro repto, desta feita sobre o anti- cristo.
segundo o meu pouco conhecimento sobre a filosofia de Nietzsche, o anti-cristo é o proprio homem, neste caso o Super-Humano e nao o anti-cristo anunciado na Bíblia Sagrada. No entanto peço desculpa pela minha imprecisão inicial.
Quanto ao seu parecer sobre os "imaculados ressabiados" algo abona a favor desses senhores:
Morreram pelos seus ideiais, ainda que estes desprezem razão e o poder do comum mortal, nao deixam de ser ideiais altruistas e com algum valor moral.

Sem mais a declarar assim me despeço.
os meus respeitosos cumprimentos